Formação Docente, Arte e Tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (org.)

Formação Docente, Arte e Tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico Formação Docente, Arte e Tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico

Sinopse

Pensar a formação de professores de artes visuais no século XXI requer refletir sobre as possibilidades que as tecnologias da informação e da comunicação oferecem para esse campo de atuação. Longe de serem uma escolha, as TIC impõem-se no trabalho docente, muito menos porque gostamos e muito mais porque essa é a linguagem dos nossos alunos e porque as políticas públicas têm apontado para esse caminho.

Sumário

Apresentação

Parte I. Alguns Fundamentos

Capítulo 1
Fundamentos Sócio-históricos para a Compreensão da Formação em Artes: impactos das tecnologias digitais
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Capítulo 2
Arqueologia do Futuro: a tríade educação, arte e tecnologia por Fredric Jameson
Giovana Bianca Darolt Hillesheim

Capítulo 3
Teoria Estética: contribuições baseadas em Theodor Adorno
Mari Ines Piekas

Capítulo 4
Apontamentos Filosóficos Acerca da Formação Docente em Arte: análise crítica de um problema
Giovana Bianca Darolt Hillesheim

Capítulo 5
Educação Estética: a visão de Karl Marx e reflexões para a formação docente em artes visuais
Angela Maria de Andrade Palhano

Parte II. Formação Docente

Capítulo 6
Formação de Professores: um recorte sobre o advento das tecnologias e a construção do sentido estético
Stéfani Rafaela Pintos da Rocha

Capítulo 7
Reflexões Sobre Formação Docente, Arte e Tecnologia: preâmbulo para uma proposta pedagógica baseada nas artes visuais
Fábio Wosniak

Capítulo 8
Arte e Tecnologia na Formação de Professores
Milka Lorena Plaza Carvajal

Capítulo 9
Tecnologias Contemporâneas: considerações sobre sua interferência na formação e atuação do professor de artes visuais
Valéria Metroski de Alvarenga

Capítulo 10
Apontamentos Sobre Políticas Educacionais e Formação de Professores
Yáskara Beiler Dalla Rosa

Capítulo 11
A contradição dos Interesses da Ação e da Criação no Ensino de Arte: um olhar sobre a condição da educação básica
Jaymini Pravinchandra Shah

Capítulo 12
Arte, Tecnologia e Formação de Professores: apontamentos na área da educação especial
Liane Carvalho Oleques

Referência Bibliográfica

SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da (org.). Formação Docente, Arte e Tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico. Campinas: Alínea, 2017.