Fazendo uma Monografia em Educação

Elisa Pereira Gonsalves e Ana Maria Nóbrega

O livro é um instrumento básico para ajudar o aluno na tarefa de apresentar uma monografia ao final do curso. Numa linguagem simples, pretendemos colocar à sua disposição um material didático de fácil manuseio.
Escutar os alunos, acolhendo suas preocupações. Esse parece ser um desafio permanente na profissão docente. Tratando-se de disciplinas que cuidam da organização do trabalho científico, tem sido prazeroso partir das inquietações discentes para, a partir de então, desmistificar noções e tornar um pouco familiar um conjunto de regras básicas. Essa é uma lição que aprendemos durante 10 anos de exercício docente, atuando nessa área.
Não defendemos aqui a idéia de que uma monografia em educação seja tão específica na sua forma e conteúdo que mereça um tratamento à parte. Esse livro trata de uma temática geral que abrange todos os campos de conhecimento, indistintamente. O recorte que demos significa, tão somente, o olhar que direcionamos para os nossos interlocutores, alunos dos cursos de licenciatura e de pós-graduação em educação. 
Assim, este livro pode ser configurado como uma resposta possível das autoras aos tantos alunos que estão no campo da educação: os nossos interlocutores são essas pessoas com quem aprendemos a ser docente. 

2a edição
Revisada
Junho/2014
R$30,00
Preço de capa
978-85-7516-696-3
ISBN
84
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
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Sumário

Apresentação: nossos pontos de partida

Capítulo 1
O Desafio de Fazer uma Monografia
Elementos constituintes de uma monografia
Apresentação gráfica de uma monografia
Sobre regras e belezas do trabalho científico

Capítulo 2
Escrevendo o Mapa: elementos pré-textuais
Definição dos elementos pré-textuais
Exemplos de elementos pré-textuais

Capítulo 3
Nas Trilhas da Descoberta: elementos textuais e pós-textuais
Introdução
Desenvolvimento
As citações
Conclusão
Elementos pós-textuais
Referências

Considerações Finais: até breve

Referências

Orelha

Ao longo do Curso de Pedagogia os alunos convivem com a exigência de elaborar um trabalho monográfico ao término de seu curso. Para muitos, uma longa espera recheada de medos, inseguranças, mistérios: “será que vou conseguir?”, “tantas regras, tantas normas, vou me perder...”, “por onde começo?”.
Diante de tantos manuais, ainda escutamos: “não existe uma forma mais simples de aprender essas regras tão complicadas?”, “por que os livros não ensinam a fazer uma monografia passo-a-passo?”, “por que os professores não compartilham suas experiências na elaboração e orientação de trabalhos monográficos?”.
Este livro é uma possível resposta às indagações dos nossos muitos alunos. Assim, o livro Fazendo uma monografia em educação pretende ser um instrumento básico para ajudar o aluno na tarefa de apresentar uma monografia ao final do curso. Numa linguagem simples, pretendemos colocar à sua disposição um material didático de fácil manuseio.

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