Estágio Supervisionado em Pedagogia

Nilson Robson Guedes Silva

A presente publicação tem o propósito de contribuir com os professores dos cursos de Pedagogia, na orientação dos alunos quanto à realização do estágio supervisionado, com a expectativa de que essa importante e imprescindível experiência propicie uma profícua reflexão sobre a prática educacional, enriquecendo a formação de cada um dos futuros professores de nosso país. É muito importante que o aluno tenha a possibilidade de conhecer os espaços onde futuramente poderá desempenhar uma função profissional.

2a edição
Revisada
Outubro/2014
R$45,00
Preço de capa
978-85-7516-701-4
ISBN
132
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
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Sumário

Apresentação

Capítulo 1 Fundamentação Teórica
O Estágio Supervisionado e sua relação com o Ensino Superior e com o curso de Pedagogia
O Estágio Supervisionado e sua integração com as disciplinas do curso
A carga horária e o campo de estágio do Curso de Pedagogia
Proposta de atividades para o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia
Orientações para o estágio

Capítulo 2
Estágios em Pedagogia
Estágio Supervisionado: Docência na Educação Infantil
      Orientações específicas
      Atividades que deverão ser desenvolvidas
Estágio Supervisionado: Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
      Orientações específicas
      Atividades que deverão ser desenvolvidas
Estágio Supervisionado: Docência na Educação de Jovens e Adultos
      Orientações específicas
      Atividades que deverão ser desenvolvidas
Estágio Supervisionado: Atuação do Coordenador Pedagógico
      Orientações específicas
      Atividades que deverão ser desenvolvidas
Estágio Supervisionado: atuação do Diretor de Escola
      Orientações específicas
      Atividades que deverão ser desenvolvidas
Estágio Supervisionado: Atuação do Supervisor de Ensino
      Orientações específicas
      Atividades que deverão ser desenvolvidas
Estágio Supervisionado na Educação Profissional
      Orientações específicas
      Atividades que deverão ser desenvolvidas
Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares
     Orientações específicas
     Atividades que deverão ser desenvolvidas

Capítulo 3
Regulamentação dos Estágios
Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008

Anexos

Referências

Orelha

A presente publicação tem o propósito de contribuir com os professores dos cursos de Pedagogia, na orientação dos alunos quanto à realização do estágio supervisionado, com a expectativa de que essa importante e imprescindível experiência propicie uma profícua reflexão sobre a prática educacional, enriquecendo a formação de cada um dos futuros professores de nosso país. É muito importante que o aluno tenha a possibilidade de conhecer os espaços onde futuramente poderá desempenhar uma função profissional.
Refletir sobre os fatos presentes no interior dos ambientes educacionais, é também imprescindível para que a realidade aflore aos olhos dos alunos dos cursos de licenciatura, viabilizando uma análise à luz da teoria discutida nesse momento inicial de sua formação inicial. Essa análise poderá ensejar a construção de propostas que contribuam com mudanças no contexto contemporâneo, preparando o futuro educador para uma atuação transformadora, seja no ambiente de educação formal, ou no espaço da educação não formal. O livro traz fundamentos e propostas práticas, úteis a professores e alunos, para a realização do estágio supervisionado em Pedagogia.