Educação Infantil: para que, para quem e por quê?

Os escritos que compõem esta obra ressaltam, sob diferentes perspectivas de análise, a importância de se promover uma educação infantil de qualidade. Existe uma tônica que anima as proposições anunciadas no conjunto dos capítulos: a criança é o centro do processo educativo e essa centralidade só pode ser assegurada mediante a ação intencional e reflexiva dos adultos comprometidos com sua educação. Essa vertente indica possíveis encaminhamentos às questões da educação infantil brasileira e paulista, desde aquelas que dizem respeito às políticas públicas mais amplas até as concernentes às práticas educativas no âmbito das instituições de educação infantil.

4a edição
Revisada
Agosto/2014
R$58,00
Preço de capa
978-85-7516-698-7
ISBN
236
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Educação Infantil: para que, para quem e por quê
Maristela Angotti

Capítulo 2
Desenvolvimento e Educação Infantil: contribuições da perspectiva bioecológica
Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo

Capítulo 3
Desenvolvimento Infantil: reflexões teóricas, relações e contextos
Eliza Maria Barbosa

Capítulo 4
O Cuidar e o Educar na Educação Infantil
Fátima Neves do Amaral Costa

Capítulo 5
Práticas de Cuidado e de Educação na Instituição de Educação Infantil: olhar das professoras
Muriane Sirlene Silva de Assis

Capítulo 6
Brincar: um direito da infância e uma responsabilidade da escola
Suselaine A. Zaniolo Mascioli

Capítulo 7
O Jogo e a Educação
Ricardo Leite Camargo e Kleber Tüxen Carneiro

Capítulo 8
Relação Instituição de Educação Infantil e Família: um sonho acalentado, um vínculo necessário
Taciana Mirna Sambrano

Capítulo 9
Musicalização Infantil: trajetórias do aprender a apreender o quê e como ensinar na Educação Infantil
Claudia Cristina Fiorio Guilherme

Capítulo 10
A Busca do Reencantamento do Professor
Euzânia B. F. Andrade

Capítulo 11
Brincar de Construir Brinquedos
Roselene Crepaldi

Capítulo 12
Filosofia na Educação Infantil
Paula Ramos de Oliveira

Capítulo 13
O Exercício da Imagem
Vera Lucia Mello Chiavini

Orelha

Este livro tem o grande mérito de revelar a produção científica de um grupo de pes-quisa que adota a concepção ecológica do desenvolvimento humano para compreen-der melhor os processos de desenvolvi-mento e aprendizagem infantis e o processo homólogo de desenvolvimento profissional. Ao mesmo tempo, registra e fortalece a iniciativa de uma universidade pública em oferecer um curso de especialização desti-nado à formação de docentes de educação infantil, que prima pelo tratamento das especificidades do trabalho com crianças de 0 a 6 anos e que congrega profissionais formadores de diversas áreas do saber.
Os escritos que compõem esta obra ressaltam, sob diferentes perspectivas de análise, a importância de se promover uma educação infantil de qualidade. Existe uma tônica que anima as proposições anuncia-das no conjunto dos capítulos: a criança é o centro do processo educativo e essa centralidade só pode ser assegurada mediante a ação intencional e reflexiva dos adultos comprometidos com sua educação. Essa vertente indica possíveis encami-nhamentos às questões da educação infantil brasileira e paulista, desde aquelas que dizem respeito às políticas públicas mais amplas até as concernentes às práticas educativas no âmbito das instituições de educação infantil.
As produções que compuseram os diversos momentos do Congresso de Educação Infantil descrevem as reflexões oriundas do processo de formação e seu registro é essencial por sua natureza documental. A iniciativa de Maristela Angotti de reunir e organizar o material apresen-tado, trazendo as contribuições de vários membros de suas equipes de pesquisa e do curso de formação, contribui para um melhor entendimento do campo da edu-cação infantil da atualidade.

Mônica Appezzato Pinazza
Tizuko Morchida Kishimoto

Faculdade de Educação da USP

Referencia

ANGOTTI, Maristela (org.). Educação Infantil: para que, para quem e por quê?. 4. ed. Campinas: Alínea, 2014.
Veja Também