Educação Infantil: alimentação, neurociência e tecnologia

Alessandra Arce Hai

Educação Infantil: alimentação, neurociência e tecnologia Educação Infantil: alimentação, neurociência e tecnologia

Sinopse

Criar, educar uma criança pequena, envolve muitos desafios. Nos dias atuais, especialmente diante dos apelos da mídia e do mercado, que nos oferecem uma infinidade de modismos e produtos, às vezes nos sentimos perdidos. A grande quantidade de informações disponível acaba por nos colocar em meio a um turbilhão de teorias e metodologias educacionais que, muitas vezes, nos chegam como científicas.


Surgem, então, muitas perguntas: temos de controlar o acesso aos aparatos eletrônicos e ao mundo digital? Devemos dar o celular ou o tablet? É preciso estimular as crianças com brinquedos educativos para que fiquem inteligentes? Como formar nelas hábitos de alimentação saudáveis? Como minha criança aprende e como posso educá-la?


Esta obra busca responder, ainda que de forma inicial, tais questões, trazendo para discussão mitos sobre educação, alimentação e neurociências, bem como o que já se conhece concretamente nesses campos, a fim de clarear o que é realmente essencial e pertinente na educação de crianças menores de cinco anos.


Procuramos, assim, pensar, junto com pais, mães, babás, professores e professoras de Educação Infantil, caminhos para educarmos nossos pequenos, visando seu desenvolvimento integral.

Sumário

Apresentação


Introdução


Capítulo 1
O Prazer de Comer de Forma Saudável: descobrindo e conhecendo os alimentos
Comer o quê? Os mitos do nutricionismo e do marketing da indústria alimentícia
Encantando as crianças pela comida: a comida como elemento cultural e social a ser ensinado na educação infantil


Capítulo 2
Neurociências, Educação e Crianças Pequenas: entre mitos e possibilidades
Neuromitos: véus a nos distanciar do conhecimento sobre o cérebro humano
Neurociência: algumas possibilidades


Capítulo 3
O Papel da Tecnologia e da Mídia na Educação de Crianças Pequenas


Capítulo 4
Como Ensinar Encantando as Crianças? Pensando uma escola de educação infantil que favoreça o desenvolvimento integral
Aprendendo e ensinando na Educação Infantil: como conduzir um trabalho pedagógico que contribua para o desenvolvimento intelectual de nossas crianças?
Para encantar, maravilhar-se, descobrir-se


Referências