Econometria Espacial Aplicada

Eduardo Almeida

Com uma linguagem clara e didática, procura-se transmitir de forma rigorosa a teoria e os conceitos da econometria espacial, sempre tendo em vista a possibilidade dos estudos aplicados. O livro apresenta as várias formas de incorporar os efeitos espaciais, isto é, a dependência e a heterogeneidade espaciais na modelagem econométrica, nas suas diversas fases, a saber, na especificação, na estimação, nos testes e diagnóstico e na previsão de modelos. Todo o conteúdo teórico é acompanhado de exemplos e aplicações a fim de ilustrar a utilidade das técnicas e métodos da econometria espacial na explicação de uma variada gama de fenômenos.

1a edição
Outubro/2012
R$132,00
Preço de capa
978-85-7516-601-7
ISBN
498
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio

Capítulo 01
O que é Econometria Espacial?

Capítulo 02
Dados Espaciais

Capítulo 03
Matrizes de Ponderação Espacial

Capítulo 04
Análise Exploratória de Dados Espaciais

Capítulo 05
Modelando a Dependência Espacial

Capítulo 06
Estimando a Dependência Espacial

Capítulo 07
Especificando e Testando a Dependência Espacial

Capítulo 08
Aplicando os Modelos Espaciais

Capítulo 09
Sistema de Equações Simultâneas no Espaço

Capítulo 10
Modelos Espaciais para Variável Dependente Limitada

Capítulo 11
Modelando a Heterogeneidade Espacial Observável

Capítulo 12
Regressão Ponderada Geograficamente

Capítulo 13
Análise Multinível Espacial

Capítulo 14
Modelos de Painel de Dados com Dependência Espacial

Capítulo 15
Espaço: a Fronteira Final

Apêndice

Referências

Orelha

Apesar de o título poder dar uma ideia restritiva, o grau de utilização do conteúdo do livro é amplo, não se limitando apenas a temas econômicos, mas abrangendo tópicos da Ciência Política, Sociologia, Geografia, História, Epidemiologia, Transportes, Criminologia, Ciências Ambientais, Estatística, Marketing, Gestão de Negócios, Agronomia, Logística, Geopolítica, Planejamento Regional e Urbano, dentre outros.
O livro apresenta as várias formas de incorporar os efeitos espaciais, isto é, a dependência e a heterogeneidade espaciais na modelagem econométrica, nas suas diversas fases, a saber, na especificação, na estimação, nos testes e diagnóstico e na previsão de modelos. Todo o conteúdo teórico é acompanhado de exemplos e aplicações a fim de ilustrar a utilidade das técnicas e métodos da econometria espacial na explicação de uma variada gama de fenômenos.
De modo geral, todo pesquisador ou profissional que esteja trabalhando com dados geográficos ou regionais para investigar um assunto precisa saber lidar com os problemas causados pela presença da dependência e da heterogeneidade espaciais para chegar a resultados de pesquisa confiáveis. 
Com uma linguagem clara e didática, procura-se transmitir de forma rigorosa a teoria e os conceitos da econometria espacial, sempre tendo em vista a possibilidade dos estudos aplicados. 
O conteúdo teórico abrange tanto as técnicas convencionais da econometria espacial quanto os métodos e procedimentos mais avançados, que fazem parte da fronteira deste campo. O livro constitui-se em material essencial para estudantes e pesquisadores e para os diversos profissionais.