Deleuze vai ao cinema

Solange Puntel Mostafa e Denise Viuniski da Nova Cruz (orgs.)

Deleuze vai ao cinema trata de encontros entre disciplinas afins, de interseção entre ciência, arte e filosofia, de educação, de cinema, literatura e filosofia. Os capítulos deste livro estão organizados em duas partes. Na primeira, os aspectos teóricos da filosofia de Deleuze são trazidos por autores que se dedicaram a compreender "as águas" bebidas por Gilles Deleuze na construção dos conceitos filosóficos apontados neste livro: Bergson, Peirce, Nietzsche e colegas contemporâneos do autor como Roland Barthes e Michel Foucault. A segunda parte do livro traz experimentações teóricas inspiradas pela leitura de A Imagem-Tempo. Acreditamos que a coragem de beber nas fontes deleuzeanas é amplamente recompensada pelo frescor revigorante que esta aventura proporciona ao pensamento. Almejamos com este livro que os leitores se sintam mais próximos de Deleuze e encorajados a lançar adiante dardos contidos no seu infinito virtual.

1a edição
Dezembro/2010
R$37,00
Preço de capa
978-85-7516-433-4
ISBN
174
Páginas
14 x 21cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Prefácio

Apresentação

PARTE 1

Capítulo 1

Imagem-Tempo: o Livro-Cristal de Gilles Deleuze
Solange Puntel Mostafa e Denise Viuniski da Nova Cruz

Capítulo 2
Bergson-Deleuze nos Conceitos de Cinema
Silvano João da Costa

Capítulo 3
As Semióticas do Cinema: Peirce, Foucault e Deleuze
Solange Puntel Mostafa

Capítulo 4
Imagem-Sonho: a dança e o burlesco no pensamento de cinema deleuziano
Fernanda Pravato da Silva e Elaine Simões Romual Rebeca

Capítulo 5
Entradas Arquetípicas no Mosaico das Obras Fellinianas
Fernanda Pravato da Silva e Fernanda Seára Cera

PARTE 2

Capítulo 6

Punctum de Roland Barthes e Imagem-Tempo de Gilles Deleuze: um diálogo possível?
Patrick Fuery, Solange Puntel Mostafa e Denise Viuniski da Nova Cruz

Capítulo 7
Cinema no Ensino Superior com a Pedagogia das Imagens em Gilles Deleuze
Solange Puntel Mostafa

Capítulo 8
Os Espaços da Infância nas Ruas de Casablanca: inventados e habitados
Cleber Fabiano da Silva e Noemi Maria Löser

Capítulo 9
A Filosofia e o Filme mais Estranho que a Ficção
Denise Viuniski da Nova Cruz

Posfácio:
Deleuze e a constituição de uma nova teoria da imagem. Leituras deleuzianas do cinema entre nós
Jorge Vasconcellos

Sobre os Autores

Orelha