Currículo e Políticas Educacionais em Debate

Maria Zuleide Costa Pereira e Idelsuite de Sousa Lima (Orgs.)

Os textos que compõem a obra disponibilizam experiências compartilhadas e desenvolvidas em diversos espaços, sob múltiplas perspectivas e por diferentes sujeitos, apresentando distintos enfoques avaliativos sobre as políticas de currículo. Interpelam um movimento reflexivo sobre currículo, cidadania, avaliação, subjetividades e multiplicidades imbricadas nas políticas educacionais e curriculares.

1a edição
Dezembro/2012
R$48,00
Preço de capa
978-85-7516-612-3
ISBN
260
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
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Sumário

Prefácio

Introdução

Capítulo 1
Perspectivas Críticas: como pensamos sobre movimentos contra­‑hegemônicos e como participamos deles?
Michael W. Apple

Capítulo 2
Uma Análise Avaliativa: o “outro” do currículo e os currículos “outros”
Maria Zuleide da Costa Pereira

Capítulo 3
Interdiscursividades Políticas na Avaliação do Projeto Político-pedagógico
Ângela Cristina Alves Albino, Ilma Passos Alencastro Veiga e Samara Wanderley X. Barbosa

Capítulo 4
O Desempenho como Tecnologia de Governo de Estudantes no Currículo
Marlucy Alves Paraíso

Capítulo 5
Políticas de Currículo da Educação Brasileira: o pensamento de Paulo Freire
Ana Maria Saul e Eliete Santiago

Capítulo 6
Um Olhar Avaliativo sobre os Discursos de Cidadania nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares de Sociologia no Ensino Médio do Brasil (PCN+)
Angélica Araújo de Melo Maia

Capítulo 7
Novas Políticas Curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: novos desafios para o coordenador pedagógico e os professores das séries iniciais
Maria Inês Marcondes e Ana Cristina Prado de Oliveira

Capítulo 8
A Inter-relação Curricular
Idelsuite de Sousa Lima

Capítulo 9
A Construção de Uma Proposta Curricular para o Ensino Fundamental de Nove Anos: análise da experiência de Juiz de Fora-MG
Beatriz de Basto Teixeira

Capítulo 10
Políticas de Currículo e Ações Afirmativas: rodas de saberes e formações ‘customizadas’
Cláudio Orlando Costa do Nascimento

Capítulo 11
Os Grupos de Pesquisa em Currículo nos Programas de Pós-graduação em Educação no Brasil: a configuração de um campo de estudos e o processo de sua internacionalização
Antônio Flávio Barbosa Moreira

Capítulo 12
Cidadania e Educação da Igualdade
Claudia W. Ruitenberg

Sobre os Autores

Orelha

O livro reúne contribuições de pesquisadores do Brasil e do exterior que, com o propósito da difusão de saberes sobre políticas educacionais, socializam suas pesquisas. A publicação contempla a significação da avaliação que se materializa em diferentes níveis e contextos da educação nacional e internacional, produzindo diferentes movimentos, que norteiam ações em torno do currículo.
Os textos que compõem a obra disponibilizam experiências compartilhadas e desenvolvidas em diversos espaços, sob múltiplas perspectivas e por diferentes sujeitos, apresentando distintos enfoques avaliativos sobre as políticas de currículo. Interpelam um movimento reflexivo sobre currículo, cidadania, avaliação, subjetividades e multiplicidades imbricadas nas políticas educacionais e curriculares.
A discussão sobre avaliação, currículo e políticas educacionais provoca desafios e inquietudes, a partir das quais se entremeiam críticas contundentes, análises mais ponderadas e/ou proposições em busca de aperfeiçoamento desse processo.

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