Psicologia Escolar e Compromisso Social

Albertina Mitjáns Martínez (org.)

Psicologia Escolar e Compromisso Social Psicologia Escolar e Compromisso Social

Sinopse

O livro, importante para a mudança de visões e práticas, revela novas formas de atuação do psicólogo na instituição escolar para fazer frente tanto a demandas sociais emergentes quanto a políticas públicas relevantes como as relacionadas com o processo de inclusão escolar. Também apresenta experiências do trabalho do psicólogo em outros contextos educativos institucionalizados e debate os desafios que a necessidade de novas formas de atuação e de visão da realidade apresentam para a formação do psicólogo, especialmente os relacionados com a dimensão pessoal da formação.

Sumário

Apresentação

Parte 1. O Psicólogo Escolar: novas formas de atuação

Capítulo 1
A Escola Amordaçada e o Compromisso do Psicólogo com este Contexto
Raquel Souza Lobo Guzzo

Capítulo 2
Violência na Escola: o psicólogo escolar na fronteira da política educacional
Herculano Ricardo Campos, Ana Cristina G. Lopes, Marcus Henrique L. Onofre, Leonardo B. G. Alexandre e Fábio V. de C. e Silva

Capítulo 3
Práticas Emergentes em Psicologia Escolar: nova ética, novos compromissos
Alacir Villa Valle Cruces

Capítulo 4
O Psicólogo Escolar e a Alfabetização
Maria Regina Maluf

Parte 2. O Psicólogo Escolar perante os Discursos e as Práticas de Inclusão

Capítulo 5
Inclusão Escolar: desafios para o psicólogo
Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 6
O Psicólogo nas Redes de Serviços de Educação Especial: desafios em face da inclusão
Alexandra Ayach Anache

Capítulo 7
Psicologia Escolar e Educação Inclusiva: novas práticas de atendimento às queixas escolares
Marisa Maria Brito da Justa Neves e Ana Cláudia Almeida Machado

Parte 3. O Psicólogo Escolar em Contextos Diferenciados

Capítulo 8
Estratégias Mediacionais: possibilidades de inserção do psicólogo escolar/educacional em abrigos
Celia Vectore

Capítulo 9
Alternativas de Atuação da Psicologia Escolar Junto à Terceira Idade
Maria Helena N. Mira, Rachel M. M. Tardin e Elaine M. Pedroza

Parte 4. O Compromisso Social e a Formação do Psicólogo Escolar

Capítulo 10
Formação e Atuação do Psicólogo Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal: panorama atual e perspectivas futuras
Sylvia Regina C. Magalhães Senna e Sandra Francesca C. de Almeida

Capítulo 11
Da Competência Teórica à Implicação Subjetiva: uma experiência de formação em psicologia escolar/educacional
Cynthia Pereira de Medeiros

Capítulo 12
Psicologia Escolar: recriando identidades, desenvolvendo competências
Claisy Maria Marinho Araujo e Sandra Francesca Conte de Almeida

Referência Bibliográfica

MARTíNEZ, Albertina Mitjáns (org.). Psicologia Escolar e Compromisso Social. 3. ed. Campinas: Alínea, 3015.