Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais

Maria Virgínia Dazzani e Vera Lucia Trevisan de Souza (orgs.)

Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais

Sinopse

Este livro é uma tentativa de refletir sobre as práticas efetivas do psicólogo escolar de uma perspectiva crítica, com base no respeito à diversidade e nas diferentes formas culturais e microculturais, bem como aceitando o desafio de produzir discursos teoricamente densos e engajados com tais ações. De modo que, na tessitura dos capítulos, defende-se que os profissionais da psicologia precisam fazer um esforço de revisão dos conceitos e práticas que foram a tônica de sua formação básica para o enfrentamento e superação das questões que se colocam no dia a dia da relação entre o psicólogo e a escola.

Sumário

Apresentação

Introdução

Parte 1. Formação e Atuação em Psicologia Escolar Crítica

Capítulo 1
Desafios para o Cotidiano do Psicólogo Dentro da Escola: a questão do método
Raquel Souza Lobo Guzzo, Ana Paula Gomes Moreira e Adinete Sousa da Costa Mezzalira

Capítulo 2
Perspectiva Histórico-cultural do Desenvolvimento Humano: fundamentos para atuação em Psicologia Escolar
Claisy Maria Marinho-Araujo

Capítulo 3
Da Repulsa da Escola à Diferença: historicizando raízes, perspectivando saídas
Eliseu de Oliveira Cunha e Maria Virgínia Machado Dazzani

Capítulo 4
Arte, Imaginação e Desenvolvimento Humano: aportes à atuação do psicólogo na escola
Vera Lúcia Trevisan de Souza

Parte 2. Psicologia Escolar e Formação Profissional: ensino superior e profissionalizante

Capítulo 5
Psicologia Escolar e a Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para a Educação Superior
Lígia Rocha Cavalcante Feitosa e Claisy Maria Marinho-Araujo

Capítulo 6
O Psicólogo Escolar na Educação Superior: promovendo um olhar ampliado sobre assistência estudantil
Adrielle Santos de Matos, Juliana Viveiros Barbosa König dos Santos e Maria Virgínia Machado Dazzani

Capítulo 7
Permanência de Estudantes em Cursos de Licenciatura do IFBA: da teoria da afiliação à Psicologia Positiva
Ava Carvalho, Roquenilda de Paula Santos e Sônia Maria Rocha Sampaio

Capítulo 8
Estágio em Psicologia Escolar: apontamentos sobre a formação e atuação profissional
Fabíola de Sousa Braz-Aquino e Aline Rodrigues Gomes

Parte 3. Ampliando Perspectivas e Compromissos de Atuação

Capítulo 9
Avaliação Psicológica no Contexto Escolar: implicações para a atuação do psicólogo escolar
Denise de Souza Fleith

Capítulo 10
Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano: articulação de saberes para a promoção do sucesso escolar
Jane Farias Chagas-Ferreira

Capítulo 11
Cuidados Maternos e a Inserção da Criança no Ambiente da Creche-escola: contribuições de Winnicott para a educação infantil
Heliane de Almeida Lins Leitão, Raquel de Lima Santos e Carine Valéria Mendes dos Santos

Parte 4. O Psicólogo Escolar e Novas Demandas

Capítulo 12
As Mediações Estéticas como Estratégia de Atuação do Psicólogo Escolar em Classes de Recuperação
Vera Lúcia Trevisan de Souza, Lílian Aparecida Cruz Dugnani, Eveline Tonelotto Barbosa Pott, Juliana Soares de Jesus e Maura Assad Pimenta Neves

Capítulo 13
Psicologia Escolar e Medidas Socioeducativas: interlocuções iniciais
Cynthia Bisinoto

Capítulo 14
A Política de Recuperação do Estado de São Paulo: ações e desafios para o psicólogo escolar
Lúcia Veiga Schermack e Izabella Mendes Sant’Ana

Capítulo 15
Formação Docente em Comunidades Ribeirinhas: como podemos contribuir com a inclusão?
Aline Beckmann Menezes

Referência Bibliográfica

DAZZANI, Maria Virgínia; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de (orgs.). Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais. Campinas: Alínea, 2016.