Climatologia Geográfica: teoria e prática de pesquisa

Escrita para alunos e professores dos cursos de graduação e de pós-graduação — em Geografia, Arquitetura, Ecologia, Ciências Ambientais, Meteorologia, Engenharia Ambiental, dentre outros —, a obra tem como principal objetivo ampliar, dentro da disciplina Climatologia, a abordagem do clima, vinculando-o às interações atmosfera-superfície e tratando-o como um “complexo vivo”. Apresenta os princípios basilares da Escola Brasileira de Climatologia Geográfica e vários conceitos que apoiam a tomada de decisão no tratamento das informações meteorológicas (coleta, tabulação e organização de dados). Ensina a tratar estatisticamente os dados meteorológicos, a abordá-los sob o ponto de vista rítmico (dinâmico) e descreve algumas das inúmeras aplicações que a Climatologia Geográfica oferece à melhor compreensão do clima.

1a edição
Fevereiro/2013
R$56,00
Preço de capa
978-85-7516-611-6
ISBN
152
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Introdução

Capítulo 01
A Escola Brasileira de Climatologia Geográfica

Capítulo 02
A Pesquisa em Climatologia Geográfica
2.1 Premissa
2.2 Obtenção de dados
2.3 Organização e tabulação de dados

Capítulo 03
O Tratamento Estático do Clima
3.1 Introdução
3.2 Tendência central
3.3 Variabilidade
3.4 Predição

Capítulo 04
O Tratamento Dinâmico do Clima
4.1 Introdução
4.2 Teoria da análise rítmica
4.3 Prática da análise rítmica

Capítulo 05
A Teoria da Climatologia Geográfica
5.1 Introdução
5.2 Síntese do clima
5.3 Natureza do clima

Capítulo 06
A Prática da Climatologia Geográfica
6.1 Introdução
6.2 Representações climatológicas e “anos-padrão”
6.3 Classificação climática de base genética

Considerações Finais

Posfácio
Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro

Referências

Orelha

A obra apresenta os princípios basilares da Escola Brasileira de Climatologia Geográfica e vários conceitos que apoiam a tomada de decisão no tratamento das informações meteorológicas (coleta, tabulação e organização de dados). Ensina a tratar estatisticamente os dados meteorológicos, a abordá-los sob o ponto de vista rítmico (dinâmico) e descreve algumas das inúmeras aplicações que a Climatologia Geográfica oferece à melhor compreensão do clima.
Nela — conjugando a análise estática (separativa) com a dinâmica (ritmo de sucessão dos tipos de tempo) —, os autores enveredam pelo espaço geográfico e o analisam sob os ângulos dos tempos cronológico e atmosférico, na tentativa de descortinar as diversas estratégias de tratamento, análise e representação dos dados climáticos.
Escrita para alunos e professores dos cursos de graduação e de pós-graduação — em Geografia, Arquitetura, Ecologia, Ciências Ambientais, Meteorologia, Engenharia Ambiental, dentre outros —, a obra tem como principal objetivo ampliar, dentro da disciplina Climatologia, a abordagem do clima, vinculando-o às interações atmosfera-superfície e tratando-o como um “complexo vivo”.

Referencia

BOIN, Marcos Noberto; ZAVATTINI, João Afonso. Climatologia Geográfica: teoria e prática de pesquisa. Campinas: Alínea, 2013.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Estudos do Clima no Brasil
    Estudos do Clima no Brasil
    João Afonso Zavattini
  2. A Construção da Climatologia Geográfica no Brasil
    A Construção da Climatologia Geográfica no Brasil
    Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (org.), João Lima Sant’Anna Neto, Francisco de Assis Mendonça e João Afonso Zavattini
  3. The Construction of Geographical Climatology in Brazil
    The Construction of Geographical Climatology in Brazil
    Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (org.), João Lima Sant’Anna Neto, Francisco de Assis Mendonça e João Afonso Zavattini
Veja Também