Sugestões para a Sala de Aula: Uma História de Joaninha na Cidade

José Auri Cunha (org.)

Sugestões para a Sala de Aula: Uma História de Joaninha na Cidade Sugestões para a Sala de Aula: Uma História de Joaninha na Cidade

Sinopse

No primeiro encontro, o professor narra o conto Uma História de Joaninha na Cidade, explorando a expressividade da fala, dos gestos, de materiais diversos. Pode-se, previamente, montar, com as crianças, um jardim com recorte e colagem, que será usado como palco para início do trabalho literário-filosófico.
Só depois da apresentação pelo professor, as crianças recebem seu livro e podem ter um tempo só para exploração deste. É importante deixar que vejam e que expressem suas sensações ao manusearem o livro.
Após a exploração de cada nó, o professor deve entregar os livros para as crianças acompanharem a leitura que ele fará novamente. Essa retomada da história visa garantir o eixo narrativo e permitir o encantamento, degustação e confronto da criança com o texto, enquanto provoca conversas.

Referência Bibliográfica

CUNHA, José Auri (org.). Sugestões para a Sala de Aula: Uma História de Joaninha na Cidade. Campinas: Átomo, 2013.