Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação

Benedito G. Eugênio, Claudinei de C. Santana e Josilene S. Costa (orgs.)

Esta obra visa contribuir com as reflexões sobre a escola pública e para uma maior compreensão do estágio em que se encontram as políticas públicas para a educação. Espera-se que os educadores comprometidos com uma educação de qualidade social possam, com a leitura deste livro, aprofundar o debate sobre a realidade educacional e social e, assim, encorajarem-se visando uma postura mais propositiva frente aos desafios impostos à educação, à escola e ao trabalho do professor.

1a edição
Março/2013
R$45,00
Preço de capa
978-85-7516-632-1
ISBN
236
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
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Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Infância e a Formação Continuada das Professoras: estudo de caso no município de Tubarão-SC
Luciane Lara Acco, Bantu Mendonça Katchipwi Sayla e Christian Muleka Mwewa

Capítulo 2
Demanda por Creches e Pré-escolas no Município de Vitória da Conquista-BA
Ana Lucia Castilhano de Araujo

Capítulo 3
A Pedagogia do Movimento e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Oito de Agosto: a contradição entre teoria e prática pedagógica
Fátima Moraes Garcia

Capítulo 4
Um Novo Olhar Sobre o Corpo na Escola: os caminhos ergonômicos no ensino fundamental
Priscila d’Almeida Ferreira e Leila Pio Mororó

Capítulo 5
Micropolíticas Curriculares nos Espaços-tempos Cotidianos de uma Escola de Ensino Médio
Benedito G. Eugênio

Capítulo 6
Trabalho Docente no Ensino Médio no Brasil: algumas aproximações
Gilvan Luíz Machado Costa e Dalila Andrade Oliveira

Capítulo 7
O Ideário da Constituição do Professor na Prática Profissional
Claudinei de Camargo Sant´Ana, Afira Vianna Ripper e Irani Parolin Santana

Capítulo 8
A Práxis e a Formação do Professor de Matemática
Patrícia Sândalo Pereira

Capítulo 9
Aprendizagem da Docência na Contemporaneidade: conhecimentos matemáticos de alunas do curso de Pedagogia
Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi e Maria da Graça Nicoleti Mizukami

Capítulo 10
A Prática de Ensino no Curso de Pedagogia: as discussões produzidas pelos acadêmicos
Janaína Damasco Umbelino

Capítulo 11
A Construção do Conhecimento Profissional Docente
Leila Pio Mororó e Maria Elizabete de Souza Couto

Sobre os Autores

Orelha

As questões relacionadas às políticas educacionais nos últimos anos têm sido central nas reformas educacionais, não apenas no Brasil, mas em vários países. No caso da formação de professores, diferentes instâncias governamentais e organizações internacionais têm definido como devem ser organizados os cursos de formação. Ao mesmo tempo, as pesquisas indicam que há uma distância entre a universidade e a escola.
O livro Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação reúne uma coletânea de textos que aborda diferentes aspectos das políticas educacionais e das práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica e no ensino superior. Valendo-se de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, os autores dos capítulos discutem as temáticas das políticas educacionais, das práticas pedagógicas e da formação docente.
O conjunto dos textos contempla distintas orientações político-acadêmicas e possibilitam a compreensão de questões que perpassam o cotidiano das escolas de educação básica, bem como os cursos de formação de professores.
Com a publicação, os autores pretendem contribuir com as reflexões para uma melhor compreensão sobre a escola pública e as políticas educacionais.

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