Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação

Benedito G. Eugênio, Claudinei de C. Santana e Josilene S. Costa (orgs.)

Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação

Sinopse

Esta obra visa contribuir com as reflexões sobre a escola pública e para uma maior compreensão do estágio em que se encontram as políticas públicas para a educação. Espera-se que os educadores comprometidos com uma educação de qualidade social possam, com a leitura deste livro, aprofundar o debate sobre a realidade educacional e social e, assim, encorajarem-se visando uma postura mais propositiva frente aos desafios impostos à educação, à escola e ao trabalho do professor.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Infância e a Formação Continuada das Professoras: estudo de caso no município de Tubarão-SC
Luciane Lara Acco, Bantu Mendonça Katchipwi Sayla e Christian Muleka Mwewa

Capítulo 2
Demanda por Creches e Pré-escolas no Município de Vitória da Conquista-BA
Ana Lucia Castilhano de Araujo

Capítulo 3
A Pedagogia do Movimento e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Oito de Agosto: a contradição entre teoria e prática pedagógica
Fátima Moraes Garcia

Capítulo 4
Um Novo Olhar Sobre o Corpo na Escola: os caminhos ergonômicos no ensino fundamental
Priscila d’Almeida Ferreira e Leila Pio Mororó

Capítulo 5
Micropolíticas Curriculares nos Espaços-tempos Cotidianos de uma Escola de Ensino Médio
Benedito G. Eugênio

Capítulo 6
Trabalho Docente no Ensino Médio no Brasil: algumas aproximações
Gilvan Luíz Machado Costa e Dalila Andrade Oliveira

Capítulo 7
O Ideário da Constituição do Professor na Prática Profissional
Claudinei de Camargo Sant´Ana, Afira Vianna Ripper e Irani Parolin Santana

Capítulo 8
A Práxis e a Formação do Professor de Matemática
Patrícia Sândalo Pereira

Capítulo 9
Aprendizagem da Docência na Contemporaneidade: conhecimentos matemáticos de alunas do curso de Pedagogia
Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi e Maria da Graça Nicoleti Mizukami

Capítulo 10
A Prática de Ensino no Curso de Pedagogia: as discussões produzidas pelos acadêmicos
Janaína Damasco Umbelino

Capítulo 11
A Construção do Conhecimento Profissional Docente
Leila Pio Mororó e Maria Elizabete de Souza Couto

Sobre os Autores