LDB: balanços e perspectivas para a educação brasileira

Maria Vieira Silva e Mara Rúbia Alves Marques (orgs.)

LDB: balanços e perspectivas para a educação brasileira LDB: balanços e perspectivas para a educação brasileira

Sinopse

Considerando-se a importância do processo de implantação da atual LDB, o livro apresenta análises de pesquisadores que estudam as políticas educacionais e os nexos existentes entre a organização do trabalho escolar e os determinantes sócio-históricos e políticos-culturais presentes na sociedade atual, bem como demonstra a pertinência de os pesquisadores, em educação, continuarem a empreender esforços, conceituais e metodológicos, nas investigações sobre as políticas e o funcionamento de instituições educativas. Assim, os balanços e as perspectivas para a educação brasileira, no período pós- LDB, constituem a temática central deste livro, na expectativa de um impacto positivo sobre os processos formativos de pesquisadores tanto na graduação como na pós-graduação.

Sumário

Prefácio

Apresentação: tendências teórico-metodológicas para a pesquisa de políticas e gestão em educação

Parte 1. Políticas e Gestão

Capítulo 1
LDB, PCNs e Tendências Curriculares: uma interpretação à luz dos movimentos sociais

Mara Rúbia Alves Marques

Capítulo 2
Dez Anos de LDB: anos de contínua reforma educacional

Antonio Bosco de Lima

Capítulo 3
Gestão Democrática na Educação: as contribuições e omissões da LDB (Lei 9.394/96)

Maria Vieira Silva

Capítulo 4
Gestão Democrática e Cultura Organizacional Escolar: uma perspectiva de análise a partir da Lei 9.394/1996

Fernanda Motta de Paula Resende e Marcelo Soares Pereira da Silva

Parte 2. Educação Superior/Avaliação

Capítulo 5
Reforma da Educação Superior: aspectos jurídicos e político-culturais e expansão do setor privado

Elane Luís Rocha

Capítulo 6
A LDB e a Avaliação Institucional na Educação Superior: aproximando concepções

Marilúcia de Menezes Rodrigues

Capítulo 7
A Lei nº 9.394/96 e a Avaliação Educacional: regulação e flexibilidade

Maria Simone Ferraz Pereira e Olenir Maria Mendes

Parte 3. Formação de Professores

Capítulo 8
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e o Imperativo da Flexibilização

Sarita Medina da Silva

Capítulo 9
A Educação a Distância/EAD e o Contexto Educacional Brasileiro Pós-LDB

Juliene Silva Vasconcelos

Capítulo 10
A LDB, as Políticas Públicas e a Formação de Professores: rumo ao paradigma da inclusão educacional?

Lázara Cristina da Silva

Parte 4. Educação Inclusiva

Capítulo 11
Políticas Educacionais de Inclusão no Marco da Legislação Nacional: o caso do estado de Goiás

Ana Lúcia Martins Kamimura

Capítulo 12
Discursos da Inclusão Escolar dos Alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais à Luz da Crítica da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Cristiane da Silva Santos

Capítulo 13
Da LDB 9394/96 para a Lei 10.639/03: limites e perspectivas

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves

Parte 5. Modalidades de Educação: Educação infantil e educação de jovens e adultos

Capítulo 14
A Educação Infantil no Âmbito da LDB 9394/96: ajustes e limitações contemporâneas

Menissa Cícera Fernandes de Oliveira Bessa Carrijo

Capítulo 15
As Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos nos Anos 90: um olhar pela perspectiva foucaultiana

Elizabeth Gottschalg Raimann

Sobre os Autores