Gestão Educacional no Contexto Municipal

Ismael Bravo

O livro constitui base para as necessidades dos gestores para o efetivo exercício da liderança e condução, mediação, integração das ações nas unidades escolares e, consequentemente, da Educação no município. Procura apropriar um caminho à obtenção de conhecimentos para atuar, de forma consciente e responsável, na gestão do sistema de ensino e de suas unidades. O princípio norteador são os mesmos que permitem a existência dos organismos, em que os agentes cuidam da base para a qualidade nos seus fatores: ambientais, pessoais, de equipamentos, metodológicos e de medidas. Orientado de modo a fazer parte do dia a dia, na busca de ser um aditivo eficaz na melhoria das condições da gestão na Educação. Pensar a Educação a partir da própria organização, recolocando seus atores em situação de protagonismo e comprometimento, assumindo, assim, uma condição cidadã no processo decisório que afeta a vida das instituições educacionais e de todos os envolvidos.

2a edição
Revisada
Junho/2014
R$40,00
Preço de capa
978-85-7516-688-8
ISBN
156
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Fundamentos para a Gestão
Fundamentos de gestão
Definição de gestão na educação

Capítulo 2
Papel do Gestor
Novos valores e atitudes
A cultura
Cultura organizacional
Aprendizagem organizacional
Equipes de trabalho

Capítulo 3
Ênfase na Gestão da Unidade Escolar
Contextualizar a legislação
Elementos externos à gestão do diretor
Elementos internos à gestão do diretor

Capítulo 4
Promovendo Mudanças e Inovações
Levantamento do perfil e funcionamento da escola
Análise dos critérios de eficácia escolar
Avaliação estratégica da escola
Valores da escola
Missão
Visão de futuro
Plano de Gestão Escolar - PGE com PDE e PGI
Projeto Político Pedagógico - PPP com PPI e PDE

Capítulo 5
Metodologia de Gestão do Plano de Ação

Considerações Finais

Referências

Orelha

A gestão de qualidade das instituições educacionais é questão imperativa em nosso tempo, fruto da crescente exigência da sociedade no acesso ao ensino de excelência.
A educação, como bem público, reclama por uma evolução no controle dos seus processos, o entendimento de que a autoavaliação educacional, tanto institucional como de unidade, não pode ficar dependente de vontades individuais ou devaneios dos seus diferentes públicos.
Este conteúdo procura apropriar o caminho a ser seguido como forma de serem adquiridos conhecimentos para atuar, de forma consciente e responsável, na gestão do sistema de ensino e de suas unidades. O princípio norteador são os mesmos que permitem a existência dos organismos, em que os agentes cuidam da base para a qualidade nos seus fatores: ambientais, pessoais, de equipamentos, metodológicos e
de medidas. Orientado de modo a fazer parte do dia a dia, na busca de ser um aditivo eficaz na melhoria das condições da gestão na Educação. Pensar a Educação a partir da própria organização, recolocando seus atores em situação de protagonismo, assumindo, assim, uma condição cidadã no processo decisório que afeta a vida das instituições educacionais, imprimindo-lhes comprometimento.
O livro constitui base para as necessidades dos gestores para o efetivo exercício da liderança e condução, mediação, integração das ações nas unidades escolares e, consequentemente, da Educação no município.