Currículo e Contemporaneidade: questões emergentes

Elisa Pereira Gonsalves , Maria Eulina Pessoa de Carvalho e Maria Zuleide da Costa Pereira (orgs.)

Currículo e Contemporaneidade: questões emergentes Currículo e Contemporaneidade: questões emergentes

Sinopse

Currículo é vida. As vivências que se efetivam nos diferentes espaços sociais, dentre os quais, a escola, apresentam-se à reflexão curricular. Novos olhares para as práticas curriculares começam a ser socializados no âmbito acadêmico.

Os textos que compõem este livro trazem uma contribuição importante para a comunidade acadêmica da educação em geral e dos estudos de currículo em particular, proporcionando contato com um conjunto de ideias inovadoras e instigantes. Certamente, pesquisadores e professores se sentirão desafiados a rever posições e estimulados a refletir sobre tantas novas configurações ensejadas pelas relações entre a educação e seu tempo.

Sumário

Apresentação

Introdução

Capítulo 1 - Currículo e Docência: a pessoa, a partilha, a prudência
António Nóvoa

Capítulo 2 - Currículo e Pragmatismo
Cleo Cherryholmes

Capítulo 3 - A Orquídea e a Vespa: transversalidade e currículo rizomático
Sílvio Gallo

Capítulo 4 - Currículo e Autopoiése: a produção do conhecimento
Maria Zuleide da Costa Pereira

Capítulo 5 - Currículo, Corpo e Processos Cognitivos: impressões humanas nas coisas do mundo
Luiz Gonzaga Gonçalves

Capítulo 6 - Multirreferencialidade, Currículo e Intercrítica
Roberto Sidnei Macedo

Capítulo 7 - Inovações Curriculares e Formação Docente
Arlete Pereira Moura

Capítulo 8 - Currículo e Intercultura
Reinaldo Matias Fleuri

Capítulo 9 - Paulo Freire: conhecimento, aprendizagem e currículo
Afonso Celso Scocuglia

Sobre os Autores

Referência Bibliográfica

GONSALVES, Elisa Pereira; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa (orgs.). Currículo e Contemporaneidade: questões emergentes. 2. ed. Campinas: Alínea, 2011.