Ensino de astronomia na escola: concepções, ideias e práticas

Marcos Daniel Longhini (org.)

Ensino de astronomia na escola: concepções, ideias e práticas Ensino de astronomia na escola: concepções, ideias e práticas

Sinopse

A escola é espaço educativo por excelência e, nela, a Astronomia não pode ser deixada de lado, relegando às futuras gerações o conhecimento elaborado e o encantamento sentido por tantos povos no decorrer dos tempos. Com a contribuição de professores de diferentes partes do país e até mesmo, de fora dele, diversos temas da área são abordados, como reflexões teóricas sobre o ensino deste campo de conhecimento, o emprego de modelos e recursos computacionais, além de atividades desenvolvidas a partir do local da escola, sem o uso de recursos sofisticados.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Parte I. Algumas Concepções sobre o Ensino de Astronomia

Capítulo 1
O Céu e a Terra: imagens no espelho
Carlos Aparecido Kantor

Capítulo 2
Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais no Ensino da Astronomia: a Terra e seus movimentos
Juan Bernardino Marques Barrio

Capítulo 3
Do Ensino de Astronomia Centrado no Professor para Uma Aprendizagem Centrada no Estudante: uma revisão
Timothy F. Slater

Capítulo 4
O Programa “Global Hands-on Universe” e o ensino de Astronomia
Rosa Doran

Parte II. Ideias e Práticas para o Ensino de Astronomia

Capítulo 5
O Relógio de Sol Equatorial e o Globo Terrestre Orientado
Leonardo Marques Soares e Francisco de Borja López de Prado

Capítulo 6
Estratégias Alternativas para o Ensino de Astronomia
Daniel Trevisan Sanzovo, Vanessa Queiroz e Rute Helena Trevisan

Capítulo 7
O Heavens-Above e Algumas de Suas Potencialidades Didáticas
Gustavo Iachel

Capítulo 8
Medindo o Tamanho da Terra: o projeto Eratóstenes Brasil
Rodolfo Langhi

Capítulo 9
A Complexidade e a Dialética de um Ponto de Vista Local e de um Ponto de Vista Global em Astronomia
Nicoletta Lanciano

Capítulo 10
Ensino de Astronomia além da Sala de Aula: integração de atividades extraclasse ao ensino formal
Sérgio Mascarello Bisch, Marconi Frank Barros e Thiago Pereira da Silva

Capítulo 11
O Sol Quase Nunca Nasce a Leste: modelos do horizonte local
Rosa M. Ros

Capítulo 12
Proposta Didática para o Ensino Médio: o caso Plutão e a natureza da ciência
Vanessa Nóbrega de Albuquerque e Cristina Leite

Capítulo 13
Modelo Didático para a Simulação do Movimento Aparente do Sol na Esfera Celeste e as Sombras dos Objetos
Daniel Iria Machado

Capítulo 14
Estações do Ano: oficinas para a aplicação de modelos heliocêntricos
Paulo Henrique Azevedo Sobreira

Parte III. Relatos de Experiência

Capítulo 15
Conhecimentos e Fantasia a Respeito do Sol: uma proposta de ensino com base em contações de histórias problematizadoras
Mariana Ferreira de Deus e Marcos Daniel Longhini

Capítulo 16
O Céu dos Alunos: os conhecimentos de Astronomia de estudantes do Ensino Médio com base em um referencial topocêntrico
Marcos Daniel Longhini e Hanny Angeles Gomide

Capítulo 17
A Dimensão Espacial das Fases da Lua: contribuições para uma proposta de ensino
Alejandro Gangui, Esteban Dicovskiy e Maria C.Iglesias

Capítulo 18
Onde Estou? Um trabalho com alunos de Ensino Médio que envolve localização espacial e geográfica
Marcos Daniel Longhini, Iara Vieira Guimarães e Telma Cristina Dias Fernandes

Capítulo 19
Reflexões e Estratégias de Ensino de Astronomia para Todos
Maria Helena Steffani

Capítulo 20
Atividades Didáticas de Astronomia em Escolas Municipais: palestras, relógios de Sol e Sistema Solar em escala
Paulo Sergio Bretones

Capítulo 21
Escolas a Céu Aberto: experiências possíveis de Didática da Astronomia em escolas públicas
Néstor Camino e Cristina Terminiello

Referência Bibliográfica

LONGHINI, Marcos Daniel (org.). Ensino de astronomia na escola: concepções, ideias e práticas. Campinas: Átomo, 2014.