A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos

Fauston Negreiros e Herculano Ricardo Campos (orgs.)

A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos

Sinopse

Observa-se que o acesso e a precarização das condições educacionais das instituições de ensino, somados às dificuldades sociais e econômicas, contribuem para a evasão escolar, que atinge, sobretudo, os jovens e adultos. Apesar das leis que asseguram investimentos em políticas públicas para que o direito à educação dessa parte da população seja assegurado, constata-se tanto na revisão de literatura realizada ao longo da obra quanto nas produções resultantes de pesquisas, o descompasso entre o que se pretende e o que, de fato, se faz.

Sumário

Prefácio


Apresentação


Capítulo 1
A EJA e o Psicólogo Escolar: Realidade educacional e desafios profissionais
Gabriel de Nascimento e Silva e Herculano Ricardo Campos


Capítulo 2
O Que Pode Fazer o Psicólogo Escolar na Educação de Jovens e Adultos?
Carolina Martins Moraes e Fauston Negreiros


Capítulo 3
Psicologia Escolar e EJA: Parceria para a construção de uma educação transformadora
Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Marcela Araújo Moraes Ribeiro e Juliana Moreira Telles


Capítulo 4
A EJA e a Escolarização de Adolescentes Sob Medida Socioeducativa: Algumas considerações
Silvia Maria Cintra da Silva, Danúbia Martins Teixeira e Viviane Prado Buiatti


Capítulo 5
A Aceleração da Aprendizagem na Educação de Jovens: Um estudo no projeto Poronga
Élida Furtado do Nascimento e Marli Lúcia Tonatto Zibetti


Capítulo 6
Problematizações Acerca de um Projeto na EJA para Jovens em Situação de Distorção Série-idade
Aldenor Batista da Silva Junior e Sonia da Cunha Urt


Capítulo 7
Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a Compreensão do Desenvolvimento do Psiquismo dos Alunos da EJA: Em destaque a adolescência
Luciana Mara Tachini Barbosa e Marilda Gonçalves Dias Facci


Capítulo 8
Para Além da Certificação da Terminalidade dos Estudos: Educação especial na Educação de Jovens e Adultos e em defesa do desenvolvimento humano
Ana Paula da Paz Tavares e Sonia Mari Shima Barroco


Capítulo 9
Aspectos do Trabalho Colaborativo na Educação de Pessoas Jovens e Adultas com Deficiência Matriculadas no CEEBEJA de Cascavel-PR
Jane Peruzo Iacono e Maria Lidia Sica Szymanski

Referência Bibliográfica

NEGREIROS, Fauston; CAMPOS, Herculano Ricardo (orgs.). A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos. Campinas: Alínea, 2019.