A Pesquisa e a Preservação de Arquivos e Fontes para a Educação, Cultura e Memória

Ana Palmira Bittencourt S. Casimiro, José Claudinei Lombardi e Lívia Diana Rocha Magalhães (orgs.)
Observamos que a História e a História da Educação, no Brasil, se ressentem da ausência de publicações sobre os acervos documentais e fontes primárias, bem como de informações sobre os arquivos onde esses documentos encontram-se guardados. Entendemos que a pesquisa, catalogação e arquivamento de fontes históricas (primárias e secundárias) e a disponibilização dessas fontes, principalmente as que dizem respeito à Educação, fazem parte das ações dos pesquisadores da educação.
2a edição
Revisada
Junho/2012
R$62,00
Preço de capa
978-85-7516-592-8
ISBN
242
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

CÁPITULO 1
Fontes Complementares na Pesquisa Historiográfica
Angelina Nobre Rolim Garcez

CÁPITULO 2
Inventários e Testamentos como Fontes de Pesquisa
Maria Helena Ochi Flexor

CÁPITULO 3
Fontes Documentais para o Estudo do Poder Local e do Cotidiano na Bahia Colonial: Salvador, 1625-1822
Avanete Pereira Sousa

CÁPITULO 4
Os Arquivos e a Memória da Educação na Bahia: recordando localmente para conhecer globalmente
Antonietta d'Aguiar Nunes, Maria Teresa Navarro de Britto Matos e Ilma da Silva Cabral

CÁPITULO 5
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e o seu Acervo Documental da História Colonial do Rio Grande do Norte e Brasil
Marta Maria de Araújo e Ana Verônica Oliveira Silva

CÁPITULO 6
Biblioteca do Convento de São Francisco de Assis da Bahia
Frei Hugo Fragoso (ofm)

CÁPITULO 7
Arquitetura e Arte Colonial Brasileira: introdução aos arquivos baianos
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

CÁPITULO 8
Educação e Pesquisa
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo e José Carlos Gimenez

CÁPITULO 9
Arquivos Educacionais: preservação do patrimônio e construção do conhecimento
Maria Aparecida Silva de Sousa

CÁPITULO 10
Norte-Americanos no Brasil Tropical e o Instituto Ponte Nova
Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento

CÁPITULO 11
Fontes Documentais para o Estudo do Cotidiano das Escolas pelo Método de Ensino Mútuo por meio da 'Série Colonial' do Arquivo Público do Estado da Bahia
José Carlos de Araujo Silva

CÁPITULO 12
Arquivos Escolares
Ruy Hermann Araújo Medeiros

CÁPITULO 13
O Processo de Catalogação das Fontes Documentais Escolares em Vitória da Conquista
Lívia Diana Rocha Magalhães

CÁPITULO 14
O Ginásio de Conquista por um Ex-aluno
Ana Elizabeth Santos Alves

CÁPITULO 15
Centro de Memória da Educação em Pernambuco: uma experiência em ação
Maria Betânia e Silva, Shirleide Pereira da Silva, Ana Maria de Oliveira Galvão e Lêda Rejane Accioly Sellaro

CÁPITULO 16
Um Guia de Fontes para o Estudo da Inquisição Portuguesa
Daniela Buono Calainho e Célia Cristina da Silva Tavares

Sobre os Autores

Orelha

Entendemos que a pesquisa, catalogação e arquivamento de fontes históricas (primárias e secundárias) e a disponibilização dessas fontes, principalmente as que dizem respeito à Educação, fazem parte das ações dos pesquisadores da educação. Ao tempo, observamos que a História e a História da Educação, no Brasil e na Bahia, ressentem-se da ausência de publicações sobre os acervos documentais e fontes primárias, bem como de informações sobre os arquivos onde esses documentos encontram-se guardados. Destarte, o conhecimento e recuperação dos acervos documentais, as técnicas utilizadas para sua conservação, os espaços a eles reservados, e, principalmente, as estratégias de acesso aos documentos que compõem nossa história, fazem-se urgentes e necessários. Para sanar, pelo menos em parte, essas dificuldades, nós do Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, juntamente com o HISTEDBR e a FE/UNICAMP, apresentamos este volume assinado por pesquisadores com vasta experiência em arquivos e fontes documentais. Os textos, a maioria de autores muito conhecidos no meio acadêmico, falam por si.

Veja Também