A Pesquisa como Suporte da Formação e Ação Docente

Maria Carmen Tacca (org.)

A Pesquisa como Suporte da Formação e Ação Docente A Pesquisa como Suporte da Formação e Ação Docente

Sinopse

Nos diversos enfoques dos processos de formação e atuação docente, os momentos de ensinar e aprender foram tratados, nos textos aqui apresentados, como situações de investigação e intervenção, de uma perspectiva de interdependência entre essas duas ações, o que mostrou que é por meio da análise reflexiva dos pesquisadores internos ou externos nesse contexto social específico que se encontra a compreensão daquilo que faz que alunos e professores se tornem mais próximos, mais articulados e cúmplices em suas opções e ações, a fim de se alcançarem mudanças nas concepções que se têm desses atores e nas que eles têm de si mesmos no que concerne ao que devem empreender para encontrar sentidos em suas realizações.

Sumário

Capítulo Introdutório
A Proposição da Pesquisa: escolhas teóricas e metodológicas que apoiaram o processo investigativo
Maria Carmen V. R. Tacca

Parte 1 – O Projeto e a Pesquisa

Capítulo 1
O Projeto em Sua Estrutura e Organização
Maria Carmen V. R. Tacca e Paula Gomes de Oliveira

Capítulo 2
Relatos do Projeto e do Processo Investigativo
Maria Carmen V. R. Tacca, Paula Gomes de Oliveira e Elisângela Duarte Almeida Mundim

Parte 2 – A Pesquisa e a Formação Profissional Docente

Capítulo 3
A Constituição Subjetiva da Profissionalidade Docente: vivências investigativas e formação
Cristina M. Madeira-Coelho, Maria Carmen V. R. Tacca, Luciana da Silva Oliveira e Karina Panizza Pinto

Capítulo 4
Encontros Formativos e Dialógicos na Escola: uma experiência na pesquisa
Norma Lúcia Queiroz, Nilvânia Cardoso Almeida, Edi Silva Pires, Vanessa Martins Rubim, Noélia Martins dos Anjos e Yesmin Correia Dias

Parte 3 – As Intervenções Pedagógicas Junto às Crianças

Capítulo 5
Estratégias Pedagógicas: criando possibilidades para ensinar e aprender a leitura e a escrita
Elisângela Duarte Almeida Mundim, Josimara Xavier, Cristiane de Bem Klussner, Cindia Carpina Cury e Rejane Lúcia Garcia da Silva

Capítulo 6
Estratégia Pedagógica: o brincar como espaço de aprendizagem e procedimento de intervenção
Ana Tereza R. Ferreira, Maria Carmen V. R. Tacca e Agnes Caroline S. Bachmann Schäfer

Capítulo 7
A Intervenção Pedagógica Investigativa e Coordenada com o Sujeito que Aprende: um estudo de caso
Cristina M. Madeira-Coelho, Luciana da Silva Oliveira e Karina Panizza Pinto

Capítulo 8
Ação Interventiva: a compreensão do funcionamento psicológico da criança e o acesso à sua singularidade no processo de alfabetização
Vanessa Martins Rubim, Paula Gomes de Oliveira e Cindia Carpina Cury

Parte 4 – Aspectos do Contexto da Ação Pedagógica na Escola

Capítulo 9
O Aprender e o Desenvolvimento Humano: possibilidades da escola
Noélia M. dos Anjos, Josy Dayanne Sena e Agnes Caroline S. Bachmann Schäfer

Capítulo 10
Escola Inclusiva: perspectiva de inclusão ou de socialização?
Edi Silva Pires, Caroline Nunes Silva e Kamila Soares Rocha

Capítulo 11
Movimentos Constitutivos da Coordenação Pedagógica: implicações na subjetividade individual e social da escola
Edi Silva Pires e Elisângela Duarte Almeida Mundim

Capítulo 12
Cenários Pedagógicos em Foco: os impactos da Provinha Brasil e do PNAIC no contexto da escola pública
Elisângela Duarte Almeida Mundim e Nilvânia Cardoso Almeida

Referência Bibliográfica

TACCA, Maria Carmen (org.). A Pesquisa como Suporte da Formação e Ação Docente. Campinas: Alínea, 2017.