A Educação Brasileira no Século XX e as Perspectivas para o Século XXI

Amarílio Ferreira Jr, Carlos Roberto Massao Hayashi, José Claudinei Lombardi (Orgs.)

Nosso desejo, ao apresentarmos este livro, fruto de trabalho coletivo, é que ao dinamismo político que caracterizou os anos e as lutas contra a ditadura militar, corresponda a consolidação das organizações criadas em momento de grandes sonhos e esperanças. Que elas continuem enriquecendo o ambiente acadêmico, desempenhando a crítica e contribuindo para o debate, tão necessário agora quanto o foi nos anos 80.

1a edição
Outubro/2012
R$45,00
Preço de capa
978-85-7516-554-6
ISBN
240
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Apresentação

Capítulo 01
Marxismo, Educação e Pós-modernidade: uma mirada retrospectiva da pesquisa educacional a partir do século XXI
Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Amarilio Ferreira Jr., Márcio Coelho e Carlos Roberto Massao Hayashi

Capítulo 02
Educação, Imperialismo e Perspectivas em Tempos de Transição: breves considerações
José Claudinei Lombardi

Capítulo 03
A Educação Brasileira no Século XX: um balanço crítico
Marisa Bittar

Capítulo 04
Estudos sobre a Desigualdade Escolar no Brasil
Ester Buffa

Capítulo 05
Possibilidades para a Educação do Século XXI: Contribuição para os debates sobre o currículo escolar
Mara Regina Martins Jacomeli

Capítulo 06
A Formação Humana por Meio da Educação Escolar no Século XXI: o ensino usurpado e a escola desconstruída
Alessandra Arce

Capítulo 07
O Trabalho e a Educação nas Entrecruzilhadas da Sociabilidade Produtiva com a Formação Humana
Eduardo Pinto e Silva

Capítulo 08
A Educação das Camadas Populares: o repensar da prática cotidiana
Luiz Bezerra Neto e Maria Cristina dos Santos Bezerra

Capítulo 09
Adolescentes e Jovens em Escolas Públicas de Ensino Médio em São Carlos/SP: perfil socioeconômico e a questão da violência
Roseli Esquerdo Lopes, Carla Regina Silva, Beatriz Rocha Moura e Jorge Oishi

Sobre os Autores

Orelha

O Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” HISTEDBR, que em 2011 completou 25 anos de existência, constitui-se em um dos mais antigos grupos de pesquisa na área da Educação Brasileira em atividade. Na UFSCar, o primeiro grupo de pesquisa vinculado ao HISTEDBR surgiu em 2004, formado por um grupo de professores que há 20 anos acumulavam pesquisas sistemáticas no campo da História da Educação Brasileira: Paolo Nosella, Marisa Bittar, Amarilio Ferreira Jr. e Roseli Esquerdo Lopes. Quatro anos depois, foi criado o segundo grupo de pesquisa, liderado pelos professores Luiz Bezerra Neto e Alessandra Arce.
Em 2008, realizou-se, na UFSCar, a VIII Jornada do HISTEDBR com o tema geral “Sociedade, Estado e Educação: um balanço do século XX e perspectivas para o século XXI”. Esta coletânea registra, em grande medida, a síntese das discussões acadêmicas que se pro-cessou durante esse evento. Os textos aqui apresentados contam com a participação dos dois grupos de pesquisa e têm como principal objetivo ampliar ainda mais a vereda aberta pelo HISTEDBR e protagonizada pelo grupo de historia-dores desde sua fundação nos anos 80.
Ao valorizar o debate crítico de temas que afetam o campo da História da Educação Brasileira na atualidade, os autores esperam oferecer sua contribuição a essa área de conhecimento.

Veja Também