A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior

Albertina Mitjáns Martínez e Maria Carmen Tacca (orgs.)

A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior

Sinopse

O livro que apresentamos ao leitor constitui uma mostra da produção científica do Grupo de Pesquisa Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano, do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq que, desde 2002, vem pesquisando diferentes processos e tipos de aprendizagem, a partir do reconhecimento da aprendizagem escolar como processo complexo.
Os diferentes capítulos do livro revelam uma representação da aprendizagem escolar que difere das concepções dominantes, ao considerá-la como um processo que não pode ser compreendido fora da teia de elementos subjetivos constitutivos do aprendiz, assim como dos processos históricos, sociais, culturais e institucionais que configuram os espaços sociais nos quais a aprendizagem se produz. As implicações que uma concepção de tal tipo têm para a prática pedagógica e para a formação de educadores é ilustrada nas práticas pedagógicas e nos resultados de pesquisas apresentados.
A concepção de aprendizagem fundamentada e exemplificada na obra resulta em valiosa compreensão dos processos de aprendizagem em qualquer nível e modalidade de ensino, com destaque à análise dos processos de aprendizagem no nível superior avançando na compreensão da aprendizagem escolar na idade adulta, haja vista sua importância social e a relativa escassez de produção científica nesse campo. A obra apresenta interessantes resultados e reflexões sobre os processos de aprendizagem na graduação e na pós-graduação assim como sobre a aprendizagem dos professores.
O livro será útil aos professores, em geral, aos coordenadores, supervisores e diretores pedagógicos, aos psicólogos e outros especialistas que se interessam pelas questões da aprendizagem e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, trabalham com a formação no nível superior, incluída a formação de mestres e doutores. Os cursos de Pedagogia, de Licenciatura, os Programas de formação continuada de professores e os Programas de Pós-graduação em Educação, especialmente, podem encontrar nos diferentes capítulos do livro uma rica fonte de ideias para reflexão e debate.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Dois Sentidos do Aprender
Elizabeth Tunes
Roberto dos Santos Bartholo Jr


Capítulo 2
Sujeito, Linguagem e Aprendizagem
Cristina Massot Madeira Coelho

Capítulo 3
O Professor Investigador: criando possibilidades para novas concepções e práticas sobre ensinar e aprender
Maria Carmen V. R. Tacca

Capítulo 4
Aprendizagem e Ensino de Professores: sentidos subjetivos
Beatriz Judith Lima Scoz

Capítulo 5
Questões Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas Sobre a Aprendizagem: a aprendizagem no nível superior
Fernando Luis González Rey

Capítulo 6
Aprendizagem Criativa no Ensino Superior: a significação da dimensão subjetiva
Ana Luiza Neiva Amaral
Albertina Mitjáns Martínez


Capítulo 7
Profissionalização Continuada de Professores de Pós-graduação Stricto Sensu como Meio para a Aprendizagem de uma Práxis Pedagógica Criativa
Maribel Oliveira Barreto

Capítulo 8
Processos de Aprendizagem na Pós-graduação: um estudo exploratório
Albertina Mitjáns Martínez

Referência Bibliográfica

MARTíNEZ, Albertina Mitjáns; TACCA, Maria Carmen (orgs.). A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior. Campinas: Alínea, 2010.